FEAC - FUNDO EUROPEU DE AUXÍLIO A CARENCIADOS

CBESA - Centro de Bem Estar Social de Alcanena

FEAC – Fundo Europeu de Auxílio a Carenciados

A crise económica e financeira que se vive atualmente está a agravar a pobreza e a exclusão social por toda a Europa: cerca de um quarto da população total corre risco de pobreza ou exclusão. É um facto que o número de pessoas que sofrem de privação material no seio da União Europeia (UE) está a aumentar.

Na tentativa de dar resposta às complexas situações económicas e financeiras que se têm apresentado por toda a Europa, com particular severidade nos últimos anos, a Comissão Europeia apresentou um novo Fundo que pretende reforçar a coesão social na UE. Este novo instrumento financeiro tem como objetivo específico atenuar as piores formas de pobreza, auxiliando na prestação de assistência não financeira às pessoas mais necessitadas. Deste modo, vai contribuir para a redução do número de pessoas em risco de pobreza e exclusão social que se quer que seja em, pelo menos, 20 milhões de pessoas conforme meta fixada na Estratégia Europa 2020.

O Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC) para 2014-2020 deverá substituir e melhorar o atual Programa de Distribuição Alimentar, com fim previsto no final do corrente ano, e que tem sido, desde 1987, uma importante fonte de aprovisionamento para as organizações que trabalham em contacto direto com as pessoas mais carenciadas, dando-lhes essencialmente apoio alimentar.

O FEAC visa apoiar organizações nacionais que prestam assistência não financeira às pessoas mais necessitadas (essencialmente sem-abrigo e crianças materialmente necessitadas) através da distribuição de alimentos, vestuário e outros bens essenciais, dentro de critérios que serão da responsabilidade de cada país ou das organizações parceiras. O Fundo pode, ainda, apoiar medidas de acompanhamento e deve promover a aprendizagem mútua, redes e disseminação de boas práticas em matéria de assistência não financeira às pessoas mais necessitadas.

As pessoas do Concelho de Alcanena podem requerer esta ajuda através da Segurança Social. O Centro de Bem Estar Social de Alcanena é a única Instituição de Solidariedade Social do Concelho que se predispôs a receber e distribuir esta ajuda alimentar às famílias mais carenciadas.