INTERNAMENTOS
CBESA - Centro de Bem Estar Social de Alcanena
Internamentos
O Hospital de Alcanena é uma garantia, para o internamento de utentes com doenças prolongadas, assim como, para a recuperação após intervenções cirúrgicas (operações).
Descrição
Os internamentos de longa duração, de carácter temporário ou permanente, em espaço físico próprio, e com uma equipa profissional constituída por um médico a tempo parcial, enfermeiros 24h por dia assim como ajudantes de enfermaria, prestam cuidados de saúde a pessoas com doenças ou processos crónicos sem resolução a nível definitivo, com diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidadas no domicílio. Este internamento é uma resposta ativa aos problemas decorrentes da doença prolongada, muitas vezes incurável e progressiva, na tentativa de prevenir o sofrimento que ela gera e de proporcionar a máxima qualidade de vida possível não só aos utentes como à sua família.
Finalidade
A unidade de internamentos tem como finalidade a recuperação a curto prazo dos utentes e proporcionar cuidados que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência dos mesmos, favorecendo o conforto e a qualidade de vida não só ao utente mas também à sua família.
Objetivos
- Cuidados Preventivos, previnem um grande sofrimento motivado por sintomas (dor, fadiga, dispneia), pelas múltiplas perdas (físicas e psicológicas) associadas à doença crónica e terminal, e reduzem risco de lutos patológicos;
- Pretende também ajudar os doentes terminais a viver tão ativamente quanto possível até à sua morte (e este período pode ser de semanas, meses ou algumas vezes por anos), sendo profundamente rigorosos, científicos e ao mesmo tempo criativos nas suas intervenções;
- O cuidados de longa duração centram-se na importância da dignidade da pessoa ainda que doente, vulnerável e limitada, aceitando a morte como uma etapa natural da vida que, até por isso, deve ser vivida intensamente até ao fim.
Serviços
- Atividades de manutenção e estimulação, terapia ocupacional;
- Cuidados de enfermagem diários e cuidados médicos;
- Prescrição e administração de fármacos;
- Apoio psicossocial;
- Higiene, conforto e alimentação.
Serviço especializado ao utente
- Diagnóstico das necessidades Clínicas e Sociais;
- Plano individual de intervenção, expressando os cuidados a prestar de acordo com os objetivos a atingir;
- Registo sistemático de qualquer ocorrência em ficha individualizada do utente;
- Avaliação semanal e eventual aferição do plano individual de intervenção.
Estrutura Orgânica
A unidade de internamentos é composta por áreas funcionais que constituem a estrutura orgânica do edifício. Enumeração das áreas funcionais:
- Receção;
- Área de internamento com zona de convívio;
- Sala de Enfermagem;
- Sala da Diretora Técnica;
- Áreas de apoio geral: cozinha, lavandaria/rouparia, esterilização, armazém, resíduos.
Recursos Humanos
- Diretor Clínico;
- Diretora Técnica;
- Enfermeiros;
- Ajudantes de Enfermaria;
- Administrativos.
Critérios de admissão
- Necessidade de apoio, e de cuidados na doença prolongada decorrentes do envelhecimento;
- Necessidade de cuidados de manutenção de aptidões;
- Impossibilidade de inserção na comunidade.
Acordos com vários sistemas de saúde
- ADSE;
- ADM;
- ADMG;
- SAP/PSP.