UM SÉCULO DE HISTÓRIA

CBESA – CENTRO DE BEM ESTAR SOCIAL DE ALCANENA

Fundação – 01 de Janeiro de 1912

Assembleia convocada por José Alves Anastácio para ser criada uma Associação que construísse e mantivesse um estabelecimento hospitalar em Alcanena, infra-estrutura importante para sustentar a pretensão da elevação de Alcanena a Concelho.

Auto da Fundação da Associação de Assistência de Alcanena

No dia um de Janeiro de mil novecentos e doze, neste lugar e freguesia de Alcanena e casa de aula do sexo masculino, reuniram-se, por convocação do cidadão José Alves Anastácio todos habitantes desta freguesia. E pelo convocante lhe foi declarado: que tinha o mais ardente desejo de criar nesta localidade um estabelecimento hospitalar para protecção de socorros clínicos aos habitantes da freguesia e àqueles que nela acidentalmente se encontrem e deles careçam; que para esse efeito destinará o capital de quinze contos de réis, assim repartidos: – cinco contos de réis para aplicar na construção do edifício hospitalar e material preciso para o seu funcionamento, e os dez contos restantes para produzirem rendimento como qual se ocorra às despesas hospitalares.

 

Visualizar Livro 100 Anos CBESA
15 de Junho de 1912
É concedido à Associação de Assistência de Alcanena, pelo Governo Civil de Santarém, o alvará e a qualificação de instituição de utilidade pública administrativa.
8 de Maio de 1913
São adjudicadas as obras do Hospital ao empreiteiro José Maria da Braz.
21 de Junho de 1913
José Alves Anastácio entrega, para fundo de rendimentos, a quantidade dez contos seiscentos e sessenta e mil e quatrocentos réis, a acrescentará dádiva anterior de cinco contos para a construção do Hospital.
2 de Setembro de 1952
Fundação do “Centro de Assistência Social”, por despacho do Sub-secretário de Estado da Assistência Social. Vai encarregar-se da sopa dos pobres nas instalações destinadas inicialmente a um posto da luta anti-tuberculose e, posteriormente, pelo Jardim Infantil.
25 de Novembro de 1963
Fundado o Jardim de Infância de Alcanena com alvará do Ministério da Educação, por iniciativa do Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Maria Baptista, e das Educadoras de Infância D. Margarida Maria Nunes Ferreira e D. Maria Conceição Moita.
6 de Setembro de 1972
As grandes dificuldades sentidas pelas várias Instituições existentes no Concelho para manterem as suas actividades aconselhavam a sua fusão numa só Instituição. Assim, por Despacho da Direcção Geral da Assistência Social, publicado no n.º 231 da III Série do Diário do Governo de 3 de Outubro de 1972,foram a Associação de Assistência de Alcanena, o Albergue Alves Ferreira e o Centro de Assistência Social fundidos numa só Instituição – o Centro de Bem Estar Social de Alcanena – para ela transitando todo os direitos e obrigações e património das anteriores. Os promotores da fusão pretendiam que a designação e figura jurídica da nova Instituição fosse a Santa Casa da Misericórdia de Alcanena, mas a isso se opôs a então Secretária de Estado da Assistência, Dr.ª Teresa Lobo, com o fundamento de estar ultrapassada a figura de Misericórdia, consagrara adesão aos figurinos do Estado Social do Prof. Marcelo Caetano.
Setembro de 1978
Criação, no edifício do Albergue Alves Ferreira, duma creche depois de melhorias e adaptação introduzidas no edifício.
Novembro de 1981
Início das obras do Lar de Idosos, em S. Pedro, no terreno legado por António Mendes Garcia Curates.
13 de Agosto de 1982
Registo provisório como Instituição Particular de Solidariedade Social nos termos do Dec.-Lei 519-G2/79, lavrado a fls. 168 e 168 Vº. do Livro 1das Associações de Solidariedade Social. Na Direcção Geral de Segurança Social.
25 de Fevereiro de 1983
Publicado o Decreto-Lei 119/83, de 25 de Fevereiro, sendo Ministro dos Assuntos Sociais Dr. Luís Barbosa e Secretário de Estado da Segurança Social o Dr. Bagão Félix que atualiza o Dec.-Lei 159-G2/79, de 29 de Dezembro, alargando a área de intervenção das IPSS a situações para além do âmbito da Segurança Social e garantindo a autonomia das IPSS (art.º 3.º) e definindo as condições do apoio a ser dado pelo Estado e Autarquias, através de Acordos de Cooperação (art.º 5.º).
15 de Setembro de 1984
Inauguração oficial do Lar de Idosos presidida pela Secretária de Estado da Segurança Social, Dr.ª Leonor Beleza, com a presença do Senhor Bispo de Santarém, D. António Francisco Marques.
1 de Setembro de 1987
Entrada em funcionamento das novas instalações da Creche e Jardim de Infância, para ali foi transferindo as crianças do Jardim de Infância que se encontravam na Casa Moita e as da Creche que estavam em Vila Moreira, no edifício do Albergue.
14 de Abril de 2008
Escritura de aquisição pela Câmara Municipal de Alcanena do terreno onde está construído o Bloco Habitacional.
11 de Novembro de 2009
Protocolo de cedência das instalações da Instituição à Cáritas, protocolo que teve os mesmos moldes que o celebrado entre o Centro de Bem Estar Social de Alcanena e Junta de Freguesia de Vila Moreira, pela cedência do Albergue Alves Ferreira.
O Centro tem por objetivos contribuir para a promoção da população de Alcanena através das obras que mantém e doutras que puderem vir a ser consideradas convenientes nos campos educacional, saúde, social, cultural e recreativo. O Centro tem atualmente uma Residência para Idosos, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Hospital, Jardim de Infância, Creche e CATL e 29 espaços de habitação social, bem como terrenos que procura rentabilizar através de agricultura, quando possível. Sem quebra da sua autonomia e independência, o Centro cooperará, na prossecução dos seus fins, com outras instituições públicas ou privadas, designadamente com autarquias.